quarta-feira, 9 de maio de 2018

Casa Conteiner M+C | Daniela


Casa Conteiner M+C | Daniela






O projeto da Casa M+C trata de uma residência térrea em que utilizamos 3 containers dry 40” aliados a estruturas em madeira, metálicas e placas cimentícias; totalizando 130,00m² de área construída.
O projeto iniciou quando os clientes decidiram mudar do sistema construtivo em alvenaria para a utilização de containers buscando maior velocidade de construção e menor custo. Desta forma nos apresentaram um esboço de sua ideia inicial em que deveríamos adequar para os containers, porém mantendo as necessidades apresentadas.

O projeto foi totalmente reformulado para o sistema com containers, em que utilizamos do tipo dry anexando um ao lado do outro e recortando em partes as chapas dos containers para maior integração dos espaços. Desta forma no layout contamos com uma suíte com closet, um dormitório para visitas, um escritório que pode ser transformado em mais um dormitório, banheiro social, estar, jantar e cozinha integrada. Nas portas de um dos containers, aproveitamos esta abertura para criar dois amplos depósitos voltados a garagem. Na outra ponta do container utiizamos como área de serviço e lavabo para a área externa com piscina e churrasqueira.

A orientação dos ambientes da residência em relação ao lote teve como condicionante a busca por privacidade e melhor orientação solar. Por isto, a suíte está voltada predominantemente para leste assim como os demais ambientes de longa permanência, e o envidraçamento da fachada principal foi possível por esta não receber incidência direta do sol.

Para ampliar a área externa coberta projetamos um grande telhado em meia água em balanço entorno dos containers, que propiciou uma grande área de varanda (sendo uma das necessidades primordiais do cliente) além de protegê-los das intempéries. O telhado foi feito em estrutura de madeira com telhas do tipo sanduíche, que são termoacústicas, dessa forma reduzem o ruído de chuvas fortes e protegem da incidência de sol nos containers. Para fechamento estético e de proteção da caixa d’água utilizamos sistema de steel frame com placas cimentícias de fácil acesso para manutenção.
Não foi pelo fato de utilizarmos containers que a alvenaria não seria bem vinda. Para a criação da garagem para dois veículos utilizamos pilares em alvenaria que sustentam um grande pergolado em madeira também fixo ao telhado dos containers. Para efeito estético utilizamos platibanda também em sistema metálico que esconde completamente o telhado deixando a residência com característica mais contemporânea e minimalista.
Para as paredes externas dos containers optamos por pintura marítima com tratamento anti corrosivo em cores claras. Outra condicionante de projeto foi o posicionamento do acesso social, visto que o cliente já havia executado no local os portões e muros. Para o acesso social demarcamos com uma grande porta pivotante em madeira. Para as demais esquadrias o cliente optou pela utilizando de vidro incolor e alumínio branco pelo custo benefício.
Em todas as paredes internas e forros utilizamos revestimento de drywall (do tipo verde nas áreas úmidas e standard nas demais) com isolamento por lã de garrafas pet, que além de sua função termoacústica é ecologicamente correta.

Devido a ótima condição de solo do terreno, utilizamos fundação feita por sapatas isoladas muito mais leves do que se dimensionadas para uma construção em alvenaria, reduzindo também os custos neste quesito.

Tanto nos containers pelo lado externo como pelo lado interno aplicamos porcelanatos e madeiras como revestimento de pisos e paredes em áreas específicas. Devido a melhor orientação solar e afastamentos legais do lote, posicionamos a piscina próxima à uma das quinas do terreno, ficando com uma área de deck coberta e churrasqueira bem próxima, e no entorno o projeto de paisagismo recobrirá as demais áreas externas.

O projeto foi todo desenvolvido pelos arquitetos Lucas Ghiorzi e Gabriel Tavares do escritório GhiorziTavares Arquitetura.

+55 (48) 99911-8441
+55 (48) 98441-4426

Nenhum comentário:

Postar um comentário